este é o joly

O Joly é, sem sombra de dúvida, o mais inteligente de todos os heróis da nossa equipa. É um rapaz muito criativo e cheio de vontade de explorar o desconhecido. Podemos também dizer que o Joly é um rapaz peculiar. Vive num mundo muito próprio onde praticamente ninguém pode entrar, e onde vivem criaturas que mais ninguém consegue ver.

 

Uma personagem distinta como o Joly só poderia ser inspirada em alguém com um caráter de semelhante complexidade. O herói que está por trás da criação do Joly não poderia, por esse mesmo motivo, ser outro que não o brilhante John Forbes Nash Junior.

 

John Nash, professor universitário e matemático de grande importância, foi um herói cuja história nos inspira desde há muito tempo. Diagnosticado com esquizofrenia paranóica, uma série de alucinações (no caso dele, pessoas que não eram reais) e uma vida secreta paralela (também criada pela doença) consumiram a maior parte da sua existência.

Como é natural, após o seu diagnóstico, o professor começou a tomar medicação para suavizar os sintomas da doença, mas estes trouxeram com eles um efeito secundário que John Nash considerou impossível de aceitar: os medicamentos acalmavam a atividade cerebral de tal maneira que se tornara difícil resolver complexos problemas matemáticos que antes conseguiria facilmente solucionar. Este mesmo facto, deixando Nash irreconhecível aos seus próprios olhos, levou-o a tomar a decisão de, contra as ordens do médico, parar de tomar a medicação — para ele, era muito importante que o seu cérebro funcionasse de acordo com o seu potencial, e viver o resto da sua vida com as alucinações que o perseguiam era um preço que estava disposto a pagar. 

Ainda que deixar de tomar a medicação não seja algo que nós possamos aplaudir, temos que reconhecer que Nash desafiou tanto a ciência como a si próprio ao escolher viver lado a lado com os seus pesadelos (que eram de tal maneira atormentadores que distorciam por completo o seu sentido de realidade) para que conseguisse viver uma vida digna de ser vivida e para que, mais tarde, fosse reconhecido como o brilhante homem que era. Para nós, Nash foi (e é) um herói, e o Joly está aqui para ajudar a mostrar isso.

mais sobre o joly...

Os buos são a sua companhia de todos os dias.

Ilustração_Sem_Título 10.png
Ilustração_Sem_Título 11.png

O Joly tem uma série de cadernos onde descreve o que encontra e aponta todas as suas ideias.

Adora aventuras e está sempre à procura da próxima.